terça-feira, 4 de junho de 2013

Conheça a estrutura da pele


A pele é um órgão, o maior do corpo humano. É uma barreira contra as infecções e outras agressões externas. Ela é formada por três camadas distintas: epiderme, derme e hipoderme. É através da pele que podemos perceber o frio ou calor, distinguir diferentes texturas e consistências, sentir dor, manifestar carinho ao toque.
A primeira camada de pele, a superficial, chama-se epiderme. Ela é formada por várias camadas de células que se renovam constantemente. Nela, se encontra a melanina, que é o pigmento que dá cor à pele. É comum que os cosméticos mais simples atinjam somente essa camada da pele. Já os cosmecêuticos, como os produzidos pela Cosmobeauty, atuam profundamente, atingindo a derme.
A derme é uma camada na qual estão os vasos sanguíneos que nutrem a pele, as fibras de colágeno e elastina (responsáveis pela elasticidade da pele), as glândulas sebáceas (que hidratam), as sudoríparas (que ajudam na transpiração) e os nervos sensitivos (que permitem a sensação do tato).
Já a hipoderme é a camada mais profunda da pele. A hipoderme tem limites pouco definidos com a derme e sua espessura pode variar conforme a região do corpo, sendo mais espessa em algumas regiões e praticamente inexistente em outras, como nas pálpebras, por exemplo.  Os principais componentes da hipoderme são os adipócitos, células especializadas na síntese e acumulação de gorduras.
É importante conhecer a estrutura da pele porque é justamente na segunda camada, a derme, que o cosmecêutico atua, levando seus benefícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário