terça-feira, 23 de julho de 2013

Você sabe por que a pele envelhece?


A pele é o maior órgão do corpo e desempenha a importante tarefa de proteger o organismo de infecções e outras agressões externas. Com o passar do tempo, vai adquirindo sinais como poros dilatados, rugas, manchas e um aspecto ressecado. Isso indica o envelhecimento cutâneo, ou seja, a pele do rosto começa a perder a vitalidade.
Para entender como acontece o processo de envelhecimento facial, é necessário saber que a pele possui três camadas: epiderme (mais externa), derme (composta com colágeno, queratina e outras fibras) e hipoderme (tecido adiposo que funciona como um isolante térmico, além de um reservatório de energia). Ao longo dos anos, as células da epiderme começam a descamar e, somada a ação de hormônios, perdem a força e deixam de ser produzidas, o que mantém a pele mais ressecada. Enquanto isso, na derme ocorre a diminuição da quantidade e qualidade de gel coloidal o que, consequentemente, dificulta a produção de fibras de colágeno e elastina.
O envelhecimento facial pode ser influenciado por dois motivos: fatores genéticos e exposição a fatores do meio ambiente. O primeiro grupo é chamado de fatores intrínseco, no qual não se pode ter controle e está relacionado à genética de cada pessoa, ou seja, age de maneiras diferentes de acordo com cada indivíduo. O segundo grupo depende muitos dos hábitos de vida e os cuidados estéticos que se adquirem, o que pode fazer com que você apresse ou retarde o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário