quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Tipos de Hiperpigmentações


A desordem pigmentar da pele pode exercer importante influência estética social, sendo essa uma das queixas mais comuns por pessoas que buscam melhorar sua aparência.

A melanogênese é um processo endógeno responsável pela síntese bioquímica da melanina que ocorre continuamente no nosso organismo, também influenciada por fatores externos.

As hiperpigmentações podem surgir devido a diversos fatores, como alterações hormonais, exposição ao sol, inflamações, alergias e alterações hormonais.

HIPERPIGMENTAÇÕES

Melasma - é uma hipermelanose comum, adquirida, caracterizada por máculas acastanhadas, com contornos irregulares, nas áreas foto-expostas especialmente na face. Mais comuns em fototipos a partir do III.

Cloasma Gravídico - É também uma hipermelanose, caracterizada como a hiperpigmentação mais comum quando ocorre durante a gravidez. Sua ocorrência está ligada a reações hormonais. Mais comuns em fototipos a partir do III.

Efélides ou Sardas - As efélides ou sardas são hipercromias que ocorrem principalmente na face, ombros e colo. Têm formato arredondado ou geométrico de cor castanha ou marrom. Seu surgimento esta relacionada a herança genética, principalmente nas pessoas de pele fototipo I e II. São causadas pela exposição continuada da pele ao sol e tendem a escurecer mais durante o verão.

Hiperpigmentação Pós Inflamatória - São hipercromias que surgem após as dermatoses inflamatórias, sendo, elas: Pós-Acne Cicatriciais, Pós-Dermatites, Pós-Queimaduras, Pós Peelings, Pós-Cirúrgicas, Pós-Depilação.

Melanose Solar ou Manchas Senis - As melanoses solares são hipercromias de coloração castanho a marrom. Surgem apenas nas áreas que ficam muito expostas ao sol. Seu surgimento está relacionado com os danos cumulativos do sol ao longo da vida, ocorrendo mais frequentemente na pele idosa.

Leia também: 

VULCAN ICE MAX – Tratamento despigmentante completo


Fonte: Departamento Científico Cosmobeauty




Nenhum comentário:

Postar um comentário